sábado, outubro 04, 2014

A Solidão dos números primos, de Paolo Giordano, editora Rocco.

Postado por Nayana Moraes às sábado, outubro 04, 2014



Paolo Giordano é um italiano formado em Física (!), que infelizmente não é muito reconhecido no Brasil, mas aos poucos vem conquistando nossos corações. Não só pelo seu charme e boa pinta, também por este romance maravilhoso,original até no nome. 

A história se inicia nos dois episódios mais marcantes na vida dos protagonistas, Alice e Mattia, respectivamente.

Alice é uma menina solitária com distúrbios alimentares, que sofre um acidente de esqui que a deixa com uma deficiência motora leve, porém séria. Passa sua infância e adolescência triste, podendo contar apenas com sua misteriosa empregada. A relação com os pais é péssima. 

Ainda na adolescência, depois de muito ser ''torturada'' por Violetta e sua gangue, acabam se tornando ''amigas'' de uma forma que já pressentimos um trágico fim. Mas a inocente Alice fica tão feliz por achar que seus dias no escuro tinham chegado ao fim que toma uma atitude impulsiva e irreversível.

Mattia,igualmente só e depressivo, corta os pulsos para se sentir melhor. É um gênio das exatas. Tem uma irmã gêmea, Michela, que sofre de retardo mental. Por vergonha dela, a abandona em uma praça, em meio a uma noite fria, para ir numa festinha de aniversário sozinhos, pois sua mãe o obrigou a leva-la junto e Mattia não queria ''pagar mico'' por causa da irmã. Então a deixa sozinha e calcula passar uma horinha na festa. Quando retorna ao local que deixou Michela, não há sinal de vida dela. 

Mattia cresce marcado pelo mistério do desaparecimento da irmã. O relacionamento com seus pais é estável. O jovem torna-se uma figura estranha, com seu fiel amigo homosexual apaixonado por ele, que o segue feito uma sombra. 

A história até aí se divide de tempos em tempos na narrativa das vidas de Alice e Mattia distintas. Até que Violetta arma um plano para ajudar Alice a ficar com Mattia, que o admira de longe pelos cantos, sempre obscuro e distante do mundo ao redor. Após uma sequência de acontecimentos infelizes a vida dos dois se cruzam e nunca mais serão as mesmas.

Conclusão

Esse me surpreendeu. Não dava muita coisa por este livro: nunca ouvira falar de Paolo e não estou familiarizada com literatura italiana. Também, prefiro as histórias em 1º pessoa, por ser o próprio personagem compartilhando seus sentimentos com o leitor. Mas foi uma experiência incrível essa belezura. Me deu até aquela sensação de vazio ao chegar no ponto final da última página, coisa que só acontece com os livros que amamos do início ao fim e que só os apaixonados por palavras sabem. E se pensa que este é um romancezinho adolescente ala Capricho se engana! Pode apostar, não irá se arrepender!

0 comentários:

Postar um comentário

 

... Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review